Lançamento do Armazém da Caatinga em Juazeiro, Bahia.

No próximo dia 27 de abril, será inaugurado o Armazém da Caatinga em Juazeiro, Bahia. O empreendimento é um espaço de comercialização de produtos das cooperativas, grupos e associações rurais da região e de outros territórios da Bahia e do Brasil. O  Armazém da Caatinga está localizado às margens do Velho Chico, no espaço Vila Bossa Nova e posiciona-se como uma importante vitrine para a exposição de produtos regionais, em especial das cooperativas localizadas no bioma caatinga, mas também com importantes conexões em outros biomas brasileiros.

O Armazém é composto por supermercado especializado em produtos da agricultura familiar, restaurante de identidade tradicional nordestina, que incluirá produtos da agricultura familiar em seu cardápio, e espaço de feira de produtos orgânicos e agroecológicos. No Armazém da Caatinga serão comercializados produtos oriundos da agricultura familiar, tais como: doces, geleias, polpas, sucos, frutas in natura, compotas, cerveja artesanal, picolé e sorvetes, filé de peixes e embutidos, carne de caprinos e ovinos; leite de cabra e derivados, ovos de galinha caipira, biscoitos de goma, sequilhos, mel, coco licuri e seus derivados. A estratégia comercial também contempla a operação de uma loja virtual com entregas em todo território nacional (www.armazemdacaatinga.com.br).

O espaço conta com a parceria e gestão da Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga), que é uma rede de comercialização com atuação em 05 territórios de identidade e que representa 14 cooperativas, 27 associações comunitárias e comercializa produtos de, pelo menos, 20 empreendimentos da Agricultura Familiar. O propósito da Central da Caatinga por meio desta iniciativa, visa fortalecer a agricultura familiar, promover a comercialização socialmente justa e solidária, valorizando toda cadeia produtiva, do campo até a mesa, gerando emprego e renda com retorno social e econômico para comunidades rurais e seus pequenos produtores.

A implantação do Armazém é uma estratégia do Governo da Bahia de desenvolvimento territorial e articulação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos da agricultura familiar e da economia solidária. Para tanto, o Governo da Bahia investiu 3,4 milhões de reais para reforma, adequação e estruturação do espaço, por meio do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com co-financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Local: Vila Bossa Nova, Orla II, Juazeiro

Data de inauguração: 27/04/2022

Hora: 10h00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *