A Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga) é a representante de mais de 20 empreendimentos coletivos do Território do Sertão do São Francisco na 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada em Salvador. O evento, que é considerado o maior do Brasil no segmento, começou na quarta-feira (14) e segue até o próximo domingo (18).
Os produtos das cooperativas do território estão concentrados no stand da Central, onde acontecem as atividades de exposição e comercialização. Entre os produtos estão as cervejas de umbu, de maracujá da caatinga, licuri e a saison em lata, bala de licuri, queijo de cabra, azeite de licuri, mel balaio da caatinga, doce de buriti e outros.
O presidente da Central da Caatinga, Adilson Ribeiro, destacou a importância da participação da instituição no evento, ressaltando que a feira é um ambiente com múltiplas oportunidades para as cooperativas e associações ligadas ao setor da agricultura familiar.
“A feira é um espaço estratégico para todos os empreendimentos da agricultura familiar, onde há a promoção da troca de experiências, busca por novos mercados e da possível introdução dos produtos em outras lojas. A Central da Caatinga está orgulhosa de poder representar os empreendimentos da nossa região, reafirmando o nosso papel social de entidade que atua na organização das atividades de comercialização dos produtos da agricultura familiar”, afirmou.
Na oportunidade, Adilson também destacou o apoio de parceiros como o Núcleo do Território do Sertão do São Francisco e do Centro Público de Economia Solidária do Território do Sertão do São Francisco (Cesol-SSF). As instituições atuaram na mobilização para que a Central fosse a entidade articuladora dos modelos de negócios comunitários no evento.
A 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária conta com a participação de mais de 2200 produtos, de 209 empreendimentos dos 27 territórios de identidade da Bahia. O evento é realizado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Federação Unicafes-Bahia).
Ascom – Central da Caatinga