Estratégias de acesso ao mercado são debatidas em encontros com cooperativas baianas

Sedes de cooperativas da agricultura familiar baiana, selecionadas no edital de Alianças Produtivas do projeto Bahia Produtiva, estão recebendo, desde o mês de dezembro, a visita técnica da equipe de Inteligência de Mercado do Bahia Produtiva, projeto executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
 
As visitas foram reiniciadas nesta terça-feira (07) e seguem até o início do mês de março, com o objetivo de avaliar e apoiar cooperativas apoiadas pelo Governo do Estado, via edital de Alianças Produtivas, com base no cenário em que cada uma se encontra.

“Foram encontros importantes, visando o alinhamento de estratégias, dentro da execução das ações do Bahia Produtiva, do edital de Alianças Produtivas, para a inserção da agricultura familiar no contexto do mercado de cacau de qualidade superior. O estreitamento das relações entre Indicação Geográfica (IG) ao Centro de Inovação do Cacau, das cooperativas que são federadas à IG e o Governo do Estado, por meio desse projeto, é de suma importância para o desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau na agricultura familiar no Sul da Bahia”, destacou Cristiano Sant’Ana, gestor da Cooperativa dos Pequenos Produtores de Cacau, Mandioca e Banana do Centro Sul. 

Com foco nas cooperativas que trabalham com chocolate, vinculadas ao edital de  Alianças Produtiva do Bahia Produtiva, foi realizada a visita ao Centro de Inovação do Cacau (CIC), que tem o objetivo de construir, consolidar e difundir conhecimento sobre o cacau e o chocolate de qualidade, com foco na melhoria da produtividade, qualidade e rastreabilidade das amêndoas. As análises físico-químicas colaboram com a abertura de novos mercados e, também, com o processo de obtenção da IG pelo cacau produzido no Sul da Bahia.

As visitas contam com a participação de técnicos do Bahia Produtiva, profissionais contratados pelas cooperativas para atuarem na gestão dos empreendimentos, e dirigentes das cooperativas principais e vinculadas. Participam ainda assistentes territoriais e especialistas de cadeias produtivas em que a cooperativa atua.

A equipe de Mercado do projeto já visitou empreendimentos como o da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares (Coomaf), em São Desidério; Cooperativa dos Produtores de Leite do Oeste da Bahia (Cooperleite), em Barreiras; Cooperativa Agropecuária Mista da Região de Alagoinhas (Coopera), em Inhambupe; Cooperativa Agropecuária do Litoral Norte da Bahia (Coopealnor), em Rio Real; e Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita), em Itaberaba; Cooperativa de Trabalho do Sul da Bahia (Coopesba), em Ilhéus.

Foram realizados ainda encontros na Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmico da Chapada Diamantina (Cooperbio), em Piatã; Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju) e Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp), em Ribeira do Pombal; Cooperativa Ser do Sertão, em Pintadas; Cooperativa Agrária de Pau Brasil, em Pau Brasil; Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Coopirecê), em Irecê; Cooperativa de Pequenos Produtores de Cacau, Mandioca e Banana do Centro Sul da Região Cacaueira, em Itabuna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *