Um dos principais objetivos da Central da Caatinga é facilitar a comercialização de toda produção das cooperativas e empreendimentos da economia solidária, fortalecendo a presença da agricultura familiar em diversos mercados e garantindo renda para as famílias envolvidas.
Trata-se de um importante canal de comercialização e geração de valor, contribuindo para a inclusão produtiva, a viabilização de emprego e renda através do cooperativismo e do associativismo de base comunitária. Além disso, proporciona um ambiente de desenvolvimento sustentável para os agricultores
familiares, contribuindo de forma consistente com o processo de valorização da agrobiodiversidade brasileira através dos princípios agroecológicos,  que por sua vez possibilita, a oferta de alimentos de boa procedência,  justos, limpos, saudáveis e alinhados com as boas práticas de preservação da natureza.

Base produtiva fortalecida e preparada para as exigências do mercado

A Central da Caatinga desde 2016 busca o desenvolvimento comercial de diversas cooperativas e grupos informais que trabalham com a comercialização e/ou beneficiamento de produtos de origem vegetal e animal, a partir do extrativismo sustentável da Caatinga ou da produção apropriada. Algumas das iniciativas bem sucedidas de apoio a comercialização tem sido as seguintes:

  • Identificação de oportunidades de negócios para as filiadas;
  • Mapeamento de clientes e apresentação (conexão) aos gestores das cooperativas filiadas;
  • Apoio na logística de distribuição;
  • Formalização de parceiros para formações em gestão comercial.

Comercialização direta aos consumidores finais

A experiência de atuar na venda direta ao consumidor final capacita a Central da Caatinga a conhecer mais de perto as necessidades do público alvo das nossas cooperativas. Isso possibilita um feedback muito mais preciso para o aprimoramento dos métodos produtivos, das embalagens, dos rótulos, da qualidade e sabor dos produtos, entre outros aspectos que o conhecimento da atuação varejista proporciona!

O bom relacionamento com o cliente é a melhor forma de garantir a fidelidade do nosso público no consumo de produtos da agricultura familiar. Essa interação também possibilita o uso da recomendação como estratégia de marketing. Então, para alcançar esse objetivo, a Central da Caatinga está empenhada na criação de canais de comunicação para o atendimento personalizado de nossos clientes e também na adoção de novos métodos e ferramentas de trabalho que proporcionem maior engajamento e posicionamento no ecossistema de atuação que estamos inseridos. Nesse sentido, a Central da Caatinga possui a seguinte estrutura de comercialização direta:

  • Vendas ao consumidor final na loja física;
  • Vendas online através da loja virtual;
  • Vendas institucionais através do PAA/PNAE;
  • Comercialização de Cordeiros e Cabritos Premium para abatedouros;
  • Comercialização de cortes finos de carne de caprinos para marca própria;
  • Compra e venda de ração para produtores rurais;
  • Mix de produtos de marca própria – Caatingueira (em fase de lançamento).

Agregação de valor aos nossos produtos e serviços

Trabalhamos para que a experiência do consumidor seja um processo de imersão no universo da agricultura familiar e que o mesmo compreenda a origem do alimento que está consumindo e como as organizações de base produtiva atuam em prol do “alimento bom, limpo e justo”.  Para atingir esse objetivo, levamos em consideração os diversos aspectos do comportamento do consumidor para formulação de estratégias de comercialização que possibilitem a promoção do alimento agroecológico, sendo este o DNA dos nossos produtos e serviços e a base que garante a sustentabilidade econômica dos produtores e das organizações, ao mesmo tempo, que provoca o comportamento dos consumidores no que se refere ao apoio à agroecologia.  Neste sentido visamos a implementação das seguintes ações:

  • Viabilizar parcerias para promover os produtos das filiadas;
  • Promover  e prospectar produtos da agricultura familiar das filiadas;
  • Incluir os produtos das filiadas no plano de marketing da Central da Caatinga;
  • Produzir conteúdo que evidencie as boas práticas das filiadas.