A Central da Caatinga, em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (UNICAFES/BA) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), promoveu um encontro estratégico em Juazeiro, na última quinta-feira (18). O evento reuniu cooperativas filiadas e parceiras que já comercializam com a Rede Cambuí de Supermercados ou têm potencial para se inserir nela. O foco principal foi o fortalecimento da logística compartilhada e a ampliação dos mercados para os produtos da agricultura familiar.
Estiveram presentes as cooperativas filiadas Coopercuc, Coopersabor, Cooperparaíso e Capribéé, que já comercializam com a Rede Cambuí e buscam melhorar o processo logístico em cooperação com a Central da Caatinga. Também participaram a Coopes Peixe, Coopes Licuri, Coofama e Cooaf, que apresentaram novos produtos com potencial de entrada na rede. Além delas, a Coopag, parceira da Central e maior fornecedora para rede, também marcou presença.
Durante a rodada de apresentações e negócios, foi discutida a construção da RotaCoop, uma estratégia de abastecimento para empórios, armazéns da agricultura familiar e supermercados. Essa iniciativa terá como suporte o Hub Logístico da Central da Caatinga, que será instalado em Juazeiro. O espaço será voltado para a prospecção, armazenamento e distribuição dos produtos das cooperativas, tornando o processo mais ágil e eficiente.

O Técnico de apoio a gestão e acesso a mercados da Central da Caatinga, Jorge Trindade, explicou que o Hub Logístico foi pensado para atender de forma integrada as cooperativas e grupos produtivos do Sertão do São Francisco e de outras regiões da Bahia, criando condições para ampliar mercados e otimizar entregas. Segundo ele, a iniciativa permitirá organizar a comercialização, o armazenamento e a distribuição de maneira compartilhada, garantindo maior eficiência.
“O Hub Logístico é uma estratégia da Central da Caatinga para atender às necessidades das cooperativas e grupos produtivos do Sertão do São Francisco e de outras regiões da Bahia, voltada para a prospecção, comercialização, armazenamento e distribuição dos produtos das cooperativas para diversos segmentos de mercado. A RotaCoop facilitará o processo de logística e abastecimento dos empórios, armazéns da agricultura familiar e diferentes mercados, a exemplo da Rede Cambuí, principal comprador dos produtos das cooperativas filiadas à Central da Caatinga”
Jorge Trindade
Ele ressaltou ainda que a Rede Cambuí é uma das mais estratégicas para as cooperativas da agricultura familiar, justamente por priorizar alimentos saudáveis e diferenciados, além de estar localizada na Costa do Descobrimento, uma região com grande fluxo turístico. Para Trindade, o encontro também foi avaliado de forma positiva, uma vez que garantiu encaminhamentos concretos, como a inserção de novos produtos e a modelagem do fluxo de logística compartilhada.
O evento reforçou a importância da articulação entre a Central da Caatinga, a CAR/SDR, a UNICAFES/BA e a Rede Cambuí como atores fundamentais para o fortalecimento da agricultura familiar na Bahia. Além disso, evidenciou o papel estratégico da Central da Caatinga como articuladora e indutora de processos inovadores, capaz de integrar cooperativas, estruturar soluções logísticas e ampliar o acesso da agricultura familiar a mercados competitivos e sustentáveis.
Ascom Central da Caatinga