EQUIPE DA CENTRAL DA CAATINGA PRESENTE NA PROGRAMAÇÃO DA 11ª EDIÇÃO DO FESTIVAL REGIONAL DO UMBU

A agenda foi iniciada com o Encontro Regional dos Grupos Produtivos da Agricultura Familiar, principalmente aqueles da área de atuação dos Projetos Pró-Semiárido e Bahia Produtiva, e que também recebem assessoria técnica do IRPAA, SASOP, SAJUC e COOPERCUC. O evento aconteceu na última quarta-feira (28), no município de Uauá.

“Esse evento veio ao encontro dos nossos objetivos de reunir os negócios comunitários para o fortalecimento em rede e qualificar mais ainda os produtos no âmbito das embalagens, rotulagem e apresentação nas gôndolas do Armazém da Caatinga e outros espaços de referência da Agricultura Familiar”, relata Jorge Trindade, coordenador comercial e técnico de apoio a gestão da cooperativa.

Essa foi a primeira parte da programação do Festival e contou com o facilitador e palestrante Antônio Reis, que abordou sobre as principais dinâmicas para o fortalecimento do trabalho em rede. Na ocasião, ainda foram compartilhados pelos coletivos relatos sobre as suas dificuldades e avanços, além de traçar novos caminhos para resolução dos desafios citados, como de comercialização, logística e falta de articulação em rede para melhor inserção dos produtos no mercado.

Seguindo a programação, a Central da Caatinga esteve presente por meio do estande que uniu produtos disponíveis no Armazém da Caatinga, bem como os itens da Caatingueira, marca comercial da instituição. “Foi uma oportunidade de a Central apresentar seus negócios, suas ações. Desde o Semiárido Show, a Central da Caatinga teve a oportunidade de ampliar a sua apresentação para além da loja do Armazém (…) Foi um momento também de divulgar mais a loja virtual e as ações no âmbito da caprinovinocultura leiteira e de corte para mostrar os trabalhos técnicos executados e resultados que podem ser vistos com a fábrica de ração, por exemplo”, finaliza o técnico.

Marcos Paulo, colaborador presente no estande, ressalta o objetivo principal da participação da instituição no Festival. “A Central da Caatinga participa do evento no intuito de mostrar a parte organizacional da instituição trazendo para as pessoas os seus empreendimentos (…) Também trazendo todo trabalho de manejo da caprinovinocultura no território Sertão do São Francisco e cidades adjacentes, mostrando um pouco do trabalho do campo, na formação de lotes de animais adequados para o abate certificado além de inserir os cortes, de caprino dos agricultores que a Central vem acompanhando, na alimentação escolar”.

A Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga é uma importante aliada para a viabilização comercial e promoção dos produtos produzidos por suas cooperativas filiadas, e consequentemente seus agricultores/as. O evento foi finalizado no último sábado (2).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *