LOJA VIRTUAL DO ARMAZÉM DA CAATINGA TEM REFERÊNCIAS POSITIVAS NAS VENDAS FORA DA REGIÃO E DESTAQUE NO PERÍODO DE FESTAS DE FINAL DE ANO

Loja vitrine da Agricultura Familiar, localizada em Juazeiro, norte da Bahia, o empreendimento é fruto da parceria da Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (CECAAT), junto ao Governo do Estado, realizada por meio do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Inaugurada em abril de 2022, essa é uma expansão do espaço da Central da Caatinga, cooperativa responsável pela comercialização dos produtos da Agricultura Familiar de outras instituições vinculadas ao órgão. Por meio da Central, tornou-se possível o acesso facilitado aos produtos não só na loja física. Em setembro do mesmo ano, foi lançada a plataforma virtual que possibilitaria a compra em todo o país.

Marcos Paulo, assistente de canais e promotor de vendas do Armazém da Caatinga, colaborador há pouco mais de dois anos, destaca as mudanças junto à implementação da loja virtual. “Tivemos a oportunidade de expandir mais as vendas, escoar a produção para outras cidades e estados. A comercialização, que era apenas limitada aqui na região, hoje a gente consegue enviar para todo o Brasil produtos que são fabricados e produzidos por agricultores familiares”. O promotor ainda conta os benefícios gerados pelo acesso virtual. “Financeiramente foi algo muito bom para a Central, para o Armazém e também para os produtores que têm uma visibilidade maior dos seus produtos em todo o Brasil. Uma importância muito grande não só na parte financeira, mas na parte de publicidade mesmo dos produtos”.

Com o uso da plataforma, pessoas de outras regiões conseguiram adquirir os produtos disponíveis na loja, com destaque para o segundo semestre de 2023 onde as vendas cresceram cerca de 56%, com maior relevância no mês de dezembro correspondendo a uma média de 35% das vendas, principalmente próximo às festas de final de ano. Além do maior índice de procura ao site nesse período, com 2.172 visitas.

Cecília Melo, da Capital Cearense, Fortaleza, falou sobre a sua experiência online. “Foi muito bem, teve um atraso, mas fui recompensada. Comprei um café em uma feira em João Pessoa e fiquei feliz em encontrar novamente no site. Outros produtos que me chamaram atenção na loja foram os naturais, sem agrotóxicos”, relata.

Joel Alves, de Santa Maria da Vitória, na Bahia, aproveitou a vitrine virtual para adquirir doces. “Eu gostei de ter comprado no Armazém da Caatinga. Produtos de qualidade e bons preços (…) estou satisfeito, gosto muito do doce de umbu, o da marca Gravetero é muito bom. Mas lá encontra uma variedade de produtos regionais. Bebidas, doces, empório em geral. Gosto também por ser uma cooperativa”.

Na loja física ou virtual, os produtos preferidos do público, listados em top 5, são: Flocão puro milho (COOPIRECÊ), Amêndoa torrada de licuri sem sal (COOPES), Umbu bom (COOPERCUC), balinha de licuri (COOPERSABOR) e Amêndoa torrada de licuri com sal (COOPES), respectivamente.

O empreendimento, que visa o fortalecimento da comercialização de produtos da Agricultura Familiar, possui loja física no município de Juazeiro, orla II, no espaço Vila Bossa Nova. Aos interessados nas compras online, basta acessar armazémdacaatinga.com.br. Entre os benefícios dessa opção de compra está a entrega para todo o Brasil e formas de pagamento facilitadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *