Umbu se destaca na paisagem do Território do Sertão do São Francisco (BA)

Fruto símbolo da Caatinga proporciona desenvolvimento econômico às comunidades do Território do Sertão do São Francisco (BA)

Foto: William França (@imburanatec)

O umbuzeiro é uma espécie endêmica da Caatinga, ou seja, apenas se desenvolve nesta região específica e, por isso, tem o seu fruto como o principal produto da cadeia da sociobiodiversidade do bioma Caatinga. O umbu é um fruto muito competitivo no mercado, e possui custo baixo, é a base da economia familiar e da alimentação dos povos sertanejos, principalmente no Território do Sertão do São Francisco, área que engloba dez municípios baianos: Uauá, Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho.

Nas cooperativas o umbu se transforma em doces, sorvetes, compotas, licores, conservas, polpas silvestres e até cervejas. Seu sabor cítrico e adocicado se destaca no paladar de diversas receitas ecogastronomicas.

Com o início da safra centenas de famílias que trabalham com a colheita e processamento do umbu ganham uma renda extra. O umbu colhido pelas extrativistas do sertão baiano pode ser encontrado nas prateleiras dos supermercados mais sofisticados do Brasil e até às mesas de consumidores na Itália, França e Áustria.

A Central da Caatinga tem expandido a sua iniciativa de apoio a comercialização dos produtos da agricultura familiar e o umbu se configura como uma das principais matéria primas presentes na formulação dos produtos ofertados em seu seu espaço comercial, no município de Juazeiro, Bahia.

Entretanto, atrelada a oportunidade de obter renda através da extração do umbu existe o desafio da conservação da biodiversidade da Caatinga pelo seu uso no Território do Sertão do São Francisco. Pra isso, diversos parceiros da Central da Caatinga tem contribuído para o desenvolvimento sustentável da região com ações conjuntas de formação, capacitação e assessoria.

A safra de 2020 está apenas começando, e espera-se que seja um ano com muita fartura de umbus, para a alegria dos povos sertanejos e dos consumidores que apreciam essa exclusiva iguaria do bioma Caatinga.

William França, @imburanatec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *