Cooperativa Central da Caatinga cumpre agenda com prefeitos e secretários de quatro municípios da região norte da Bahia

A Central da Caatinga iniciou um ciclo de visitas às prefeituras da região Norte da Bahia, área de atuação da cooperativa, com o objetivo de estreitar as relações institucionais e o diálogo com os novos gestores. Além disso, os encontros também servem para a formalização de possíveis parcerias e prospecção de ações estratégicas a curto, médio e longo prazo.

Na primeira etapa de encontros, realizada de 20 a 23 de janeiro, a Central visitou as prefeituras e secretarias dos municípios de Juazeiro, Itiúba, Andorinha e Jaguarari. Durante a sua apresentação, a cooperativa destaca quatro eixos de atuação: 1 – Promoção e comercialização dos produtos da agricultura familiar, principalmente no Armazém Central da Caatinga, na cidade de Juazeiro; 2 – Vendas públicas (PNAE/PAA); 3 – Assessoria Técnica à base social e produtiva; 4 – Caprinovinocultura de corte: Confinamento e semiconfinamento de cordeiros e cabritos premium, com apoio do Projeto Alianças Produtivas e ações articuladas na assessoria técnica rural continuada, com apoio do Projeto Pró-Semiárido.

A agenda teve início no dia 20, com uma reunião em juazeiro, na Agência de Desenvolvimento Econômico e Pecuária (ADEAP), com o gestor Carlos Neiva. Após apresentação da Central, foram discutidas as perspectivas de novas parcerias para o desenvolvimento rural e a inserção de produtos da agricultura familiar no portfólio do novo Armazém da Caatinga, construído na Vila Bossa Nova, na Orla de Juazeiro.

Na quinta-feira (21), a reunião foi no município de Itiúba, com o prefeito José Francisco dos Santos Filho (Zé do Rádio) e com o secretário de Agricultura, Ranulfo Gonçalves. O encontro tratou sobre o acordo de cooperação resultante do edital 006/2020 para gestão e operação da fábrica de ração territorial de Itiúba, que visa oferecer ração com preço diferenciado para os produtores.

Em seguida, também aconteceu um encontro com o prefeito de Andorinha, Renato Brandão, e o secretário de Agricultura Valtônio Guimarães. A reunião foi marcada pela tratativa de consolidação da parceria firmada em novembro de 2020, para o fortalecimento da caprinovinocultura de corte, centro de reprodução de caprinos e ovinos e articulação de ações para efetivação da Rota do Cordeiro na região Norte da Bahia.

Já na sexta-feira (22), concluindo a primeira agenda, a reunião foi no município de Jaguarari, com o prefeito Antônio Nascimento e o secretário de Agricultura Valdemilson Vieira (Val). Além da apresentação institucional da Central da Caatinga e seus projetos estratégicos para a comercialização no município e região, também foi apresentada a proposta de assessoria técnica rural para os produtores do projeto de confinamento de cordeiros e cabritos premium. Nos próximos dias, representantes das instituições já devem se reunir novamente para a efetivação da parceria.

A comitiva que representou a Central da Caatinga durante a agenda de visitas foi  formada pelo presidente Adílson Ribeiro, pelo gestor do Projeto Alianças Produtivas, Jorge Trindade, e de assessores técnicos do Pró-Semiárido/CAR/SDR como o chefe de escritório do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) de Senhor do Bonfim, Cleiton Lins, Nelson Santana, Egnaldo Xavier, Lusinete Cardoso, Jilliard de Almeida, Alexandre Jatobá.

Por: Assessoria Central da Caatinga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *