Central da Caatinga realiza Assembleia Geral Ordinária e conta com expressiva participação das cooperativas filiadas

Prestação de contas, exibição do relatório de gestão e balanço contábeis relacionados ao ano de 2022. Esses foram os principais objetivos da Assembleia Geral Ordinária da Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga, a CECAAT, que contou com a participação de membros das cooperativas afiliadas. O encontro foi realizado no Centro de Formação Dom José Rodrigues, espaço ofertado pelo IRPAA, no dia 30 de março.

Durante a reunião, aconteceu a análise dos resultados das ações mais relevantes que ocorreram no último ano, como a ênfase favorável para a pauta de execução dos convênios que já chegam a 60% de conclusões bem sucedidas enquanto 40% segue em andamento. Os relatórios satisfatórios são também incentivos para os desafios do ano vigente.

Ao longo da conversa, houve a apresentação da estrutura administrativa da Central da Caatinga com destaque aos seus principais negócios que integram o Armazém da Caatinga: A Loja vitrine, a feira agroecológica e o restaurante, este último reinaugurado no dia 29 de março. Além de debater outros cenários como vendas governamentais – PNAE, vendas de caprino em pé para abatedouro frigoríficos e implantação da fábrica de ração concentrada para caprinos, ovinos e aves.

Com a presença dos representantes das cooperativas afiliadas, foi possível estender debates sobre pautas relevantes como a maior inserção dos produtos das associadas na loja vitrine citada acima e o uso dos insumos como base para o cardápio do restaurante, bem como, prospecção, venda e distribuição no eixo Juazeiro/Petrolina onde a sede está localizada, e crescimento dos resultados com a comercialização realizada por meio da loja virtual www.armazemdacaatinga.com.br, que permite direcionar os produtos da Agricultura Familiar em todo território nacional.

Para Adilson Ribeiro, presidente da instituição, Todos esses destaques foram possíveis devido à presença dos cooperados, que por meio do voto transformam ocasiões como essas e mostram a importância de manter a organização no cenário social e comercial para facilitar o acesso aos produtos de excelência que tem produção no campo e fomenta a economia solidária. “As avaliações e propostas feitas pelos representantes das cooperativas faz com que o plano de ação estratégica para 2023 seja avaliado e aperfeiçoado constantemente por meio da gestão democrática, um dos princípios dos cooperativismo”, afirma.