A Central de das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga) recebeu ontem (04) um grupo de empreendedores familiares do Mato Grosso do Sul, participantes do projeto Prospera-MS. A visita fez parte de um intercâmbio organizado para promover a troca de experiências e boas práticas em cooperativismo, associativismo e trabalho em rede, áreas centrais das ações da Central e do Prospera.
O Prospera-MS, idealizado pela senadora Soraya Thronicke, visa fortalecer a agricultura familiar no Mato Grosso do Sul. Com iniciativas que vão desde assessoria técnicas até feiras para comercialização de produtos, o projeto incentiva pequenos produtores a valorizarem e ampliarem a comercialização de seus produtos.
Segundo Eyner Júnior, diretor de marketing do Prospera-MS, o projeto foi concebido para integrar toda a cadeia produtiva e fomentar intercâmbios entre diferentes regiões. “Essa troca de conhecimento é enriquecedora, pois nos permite absorver boas práticas adaptáveis à nossa realidade”, afirmou Eyner. Ele ressaltou que o intercâmbio busca ampliar a visão dos agricultores sobre o cooperativismo: “Os produtores ficaram encantados com o que viram na Central da Caatinga, especialmente o armazém, onde o produto local recebe valor agregado e é preparado para o mercado.”
O intercâmbio incluiu um tour pelo Armazém da Caatinga, uma vitrine para os produtos das cooperativas e associações da agricultura familiar, e pela Casa de Ração. Zuleide Rodrigues, agricultora do Mato Grosso do Sul, encontrou na Central inspiração para seus próprios sonhos. “Meu objetivo é montar uma loja de produtores rurais na capital. Lá temos imóveis públicos abandonados que poderiam ser aproveitados para uma loja cooperativa, como o que vi aqui”, disse Zuleide, que trabalha com produção de leite e queijo em um assentamento. Segundo ela, a estrutura e a organização da Central abriram novas ideias para a valorização dos produtos de sua região.
Para Gizeli Oliveira, presidenta da Central, receber visitas como essa é uma oportunidade de reafirmar a trajetória da Central e reforçar seu papel como modelo de cooperativismo. “A Central da Caatinga passou por um longo caminho até consolidar o armazém e as demais atividades que temos hoje. A formação dos grupos, a organização das associações cooperativas, e o apoio institucional e governamental foram essenciais. É um orgulho compartilhar nossa história de organização e trabalho em rede para que outros se inspirem e fortaleçam suas produções”, explicou.
Eyner Júnior também destacou a importância de maior apoio e participação ativa de parlamentares para garantir recursos e promover políticas públicas que valorizem a agricultura familiar. “Precisamos de mais parlamentares que acreditem nesse processo e no desenvolvimento da cadeia da agricultura familiar, que muitas vezes é negligenciada pelo poder público. Sabemos que existe apoio do governo federal e local, mas que não cobre todas as necessidades”, comentou, reforçando a necessidade de apoio político contínuo. O intercâmbio entre a Central e o Prospera-MS mostra como o cooperativismo e o associativismo são essenciais para fortalecer a agricultura familiar e como políticas públicas e apoio legislativo podem contribuir para um desenvolvimento econômico sustentável, gerando valor e autonomia para agricultores e agricultoras em todo o país