REUNIÃO PARA VIABILIZAR A COMERCIALIZAÇÃO DA CARNE CAPRINA É REALIZADA EM JAGUARARI, BAHIA

Visando viabilizar a Rota do Bode, nos dias 14 e 15 de novembro, foi realizada uma reunião em Jaguarari, Bahia. O encontro foi de iniciativa do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos tradicionais de Matriz Africana (FONSANPOTMA), em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Casa Civil do Estado da Bahia e Prefeitura Municipal.

Durante a reunião, estiveram presentes o coletivo dos territórios do Piemonte Norte do Itapicuru e Território Sertão do São Francisco, Ministério do Desenvolvimento e Integração Regional (MDIR), EMBRAPA, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Central da Caatinga, IDESA, cooperativas e poder público municipal para discutir o fortalecimento e implantação da ROTA DO BODE, que tem como principal atividade conectar produtos da sociobiodiversidade e Povos e Comunidades Tradicionais com o comercio organizado.

A representante da Central da Caatinga, Gabriella Novais, coordenadora da equipe técnica da instituição, conta que a ocasião foi importante para “construção do diálogo e reflexão sobre a viabilidade da organização da rota do bode (…) considerando ainda a proposta de agregar valor pelo desenvolvimento sustentável e integração nacional a partir dos povos de comunidades tradicionais de fundo de pasto e de matriz africana. Para a Central da Caatinga, o impacto é de valorizar e viabilizar a comercialização da carne caprina para o Brasil inteiro”.

Ainda no evento, foram definidas algumas metas direcionadas para aprovação do poder público federal que incluem a criação do comitê executivo da ação, captação e cadastros de produtores, realização de chamadas públicas, construção de abatedouros, financiamentos e outras necessidades destacadas na Carta de Intenção produzida de modo coletivo durante a reunião. A agenda foi finalizada com uma visita em campo para análise da qualidade dos animais de produtores que recebem acompanhamento técnico da Central da Caatinga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *