ARMAZÉM DA CAATINGA REPRESENTA TERRITÓRIO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO NA MAIOR FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DO PAÍS

Entre os dias 13 e 17 de dezembro, quem visitou o Parque Costa Azul, em Salvador, teve a oportunidade de encontrar uma variedade de produtos de cooperativas e associações que fazem parte do território Sertão do São Francisco. Por meio do Armazém da Caatinga, foi possível comercializar os produtos na 14ª Edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

Maria de Lourdes, colaboradora comercial da Central da Caatinga responsável pelo estande, contou um pouco dos resultados da feira. “Vendemos muitos produtos, em termos de quantidade, credibilidade, elogios, muitas pessoas falaram que os produtos estavam com preços acessíveis. Foi até possível fazer negócio, pegar alguns contatos para prospectar os pós-feira. Nosso estande estava a cara da feira: muito bom e barato”.

A colaboradora ainda destacou a parte láctea como a preferida do público. “A quantidade e diversidade de queijos impulsionaram as vendas. Foram 15 tipos de queijo, de três laticínios do território. O queijo estava com um bom valor e devido às degustações que acompanhavam licores, geleias e outros produtos, foram os mais vendidos. Todo mundo chegava perguntando sobre os queijos, inclusive, pelo lançamento feito pela Coopercuc com o queijo fresco de leite de cabra. As pessoas sempre compravam mais de um tipo de queijo”.

Ana Prange, cliente de Salvador, foi até o estande a procura de um produto específico e falou o motivo de ficar muito feliz ao encontrar. “Eu comprei a rapadura de banana na feira do ano de 2022 e quando experimentei, adorei. Qual a minha surpresa? Quando leio o rótulo e vejo: Salitre – Juazeiro, enviei imediatamente a foto para Érica, uma amiga que mora nessa comunidade. Ela me contou a história do produto, que a produção é feita por um casal da comunidade do Salitre. Com certeza fui procurar novamente essa iguaria deliciosa assim como recomendo a todos e todas”, relatou animada.

Erlon Santos, também de Salvador, teve uma ótima experiência ao adquirir os produtos na feira. “Comprei geleias, doces, queijo de cabra e outras coisas, fui muito bem atendido no Armazém da Caatinga, achei os produtos maravilhosos. Eu degustei alguns produtos, achei muito bons, inclusive comprei vários. A cooperativa está de parabéns, estarem presente faz com que nós que frequentamos feiras, que gostamos desse contato corpo a corpo, olho nos olhos, a explicação na ponta da língua, saiba mais sobre vocês, tudo sobre vocês, a história dos produtos, é super válido”.

Erlon aproveitou apresentar as suas compras para pessoas próximos. “Ofereci também os produtos para alguns amigos, eu ia fazer uma recepção para eles e adoraram, fez o maior sucesso. Também tentei explicar um pouco e repassar sobre a história. Gostei muito, virei super fã e pretendo virar cliente”.

Além dos produtos como doces, geleias, cambraias, preparado liquido sabor umbu, cervejas artesanais, polpas, queijos e demais produtos encontrados no estande, os artesanatos ganharam maior visibilidade em um espaço especial. “A central deu suporte aos artesanatos, por exemplo, para rede mulher, Gildemar Sena, apoiou, levou os artesãos, mas eles conseguiram comercializar livremente em um local mais visível do que no último ano”, conta Maria de Lourdes.

Elisabete Pereira, da Rede Mulheres de Sobradinho, afirma que “foi uma experiência muito boa, muito importante a participação na maior feira baiana da agricultura familiar e, foi uma alegria ter ganhado um espaço para mostrar os artesanatos”. A artesã levou algumas peças e conta está pronta para a próxima. “Apresentei meu trabalho de crochê, vendi bem e fui bem recebida por todos da central da Caatinga. Foi ótimo, goste muito e já estou pronta para o próximo ano. Nos fortalece estar participando dessa feira e somos muito gratos”.

O artista Gildemar Sena, diz que esse ano “superou toda expectativa para a feira e se não fosse o Armazém da Caatinga não estaria presente. A gente já tem uma parceria há algum tempo, então só tenho a agradecer a importância da Central da Caatinga para alavancar a nossa marca Toque de Zabumba, essa foi uma experiência super brilhante e aí temos que continuar fortalecendo essa parceria que até agora tem dado muito certo”.

Com vários lançamentos, a Coopercuc também colaborou para o fortalecimento político e comercial do espaço. “O território Sertão do São Francisco também teve uma presença muito forte da Coopercuc, foram muitos lançamentos e as vendas foram realizadas por meio do Armazém da Caatinga. Principalmente o queijo fresco de leite de cabra foi muito aceito pelo público e muita procura pelas cervejas, apesar de algumas ainda não estarem disponíveis para venda. Mas uma ótima articulação em conjunto e isso deu um peso político muito bom para o estande do nosso território”.

O evento é, normalmente, um espaço para comercialização dos produtos para consumidores finais. Esse ano surpreendeu ainda neste aspecto. “Através da feira, o pessoal queria saber também onde encontrar os produtos fora daquele espaço, principalmente para incluir os produtos nas festas de final de ano. E saímos com muitos contatos de pessoas que gostariam também de fazer negócios, estamos muito confiantes para esses pós-feira”, comemora Maria de Lourdes.

A Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é de realização do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *