A Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (CECAAT), por meio de editais, se tornou um dos fornecedores de carne para alimentação escolar com entregas para o Colégio Estadual Prof. Pedro Raimundo Moreira Rego, na cidade de Juazeiro, norte da Bahia. Ação possível devido à iniciativa do estado em incluir também a carne caprina nos cardápios das escolas, em 2023.
No dia 16 de junho, foi apresentada a proposta na sessão pública para credenciamento de organizações de agricultores familiares. Com a aprovação concedida, a Central da Caatinga passa a ser a primeira e única instituição a se credenciar nesta modalidade de carne caprina fatiada com selo/registro nos órgãos de inspeção sanitária na cidade, resultado do fortalecimento do sistema produtivo da caprinocultura de corte no território com base nas atividades desenvolvidas pela Central.
O contrato, que permite o início desta ação, foi assinado na última terça-feira (27). Na ocasião, estavam presentes Denise Cardoso (Presidente da Cooperativa), Jorge Trindade (Gerente Comercial) e o gestor da escola Mábio Dutra que colaborou com a importante ação de indicar produtos do Território Sertão do São Francisco, lugar este que concentra o maior rebanho nacional de caprinos e ovinos.
Para Jorge Trindade, Gerente Comercial da CECAAT, a presença da carne caprina no cardápio escolar “é ter proteína de qualidade, 100% da Agricultura Familiar e, ainda, valorizar e fortalecer a cultura alimentar tradicional e local. Além disso, gera renda para agricultores familiares e contribui para o cumprimento de políticas públicas que fomentam esse importante trabalho de base”.
“A perspectiva dessa parceria é também pedagógica, entender que não é só o alimento saudável, mas também um movimento que beneficia tantas pessoas que fazem a agricultura familiar nesse território (…) Trazer o exemplo de escolher esses produtos para os editais, é refletir sobre como adicionar nesses espaços temas de relevância social e cultural, já que a carne de caprino faz parte da cultura da região. E fazer com que outras escolas pensem em como entrar nesse movimento para fortalecer esses trabalhos”, destaca Mábio.
A entrega é feita por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), cujo objetivo é encontrar instituições qualificadas e fazer o repasse suplementar de recursos financeiros, como meio de fomentar a educação alimentar e nutricional além de fornecer uma alimentação que leve em consideração as necessidades dos alunos. Para este edital de chamada Pública do Colégio Estadual Prof. Pedro Raimundo Moreira Rego, a entrega será de 950 quilos de carne caprina distribuídos durante o segundo semestre do ano letivo.