Lançada em 06 de junho, a marca comercial caatingueira, novo empreendimento da Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga – CECAAT, tem o seu primeiro produto inserido na alimentação escolar das escolas municipais de Juazeiro, na Bahia, para compor o cardápio do ano letivo de 2023.
A carne de caprino de corte para ensopados, foi aprovada, em março deste ano, por meio de editais de chamadas públicas que procura a aquisição de produtos da Agricultura Familiar para as escolas. A iniciativa foi divulgada pela Secretaria Municipal de Educação – SEDUC que possibilitou, pela primeira vez, a inclusão desta modalidade nas refeições ofertadas aos alunos.
Jorge Trindade, Gerente Comercial da Central, afirma que a presença da carne caprina no cardápio escolar “é possível graças ao trabalho desenvolvido pela Central da Caatinga e cooperativas afiliadas, Cooperativa Sertão Forte (Casa Nova-BA), Coopercuc (Uauá-BA) e Coofama (Juazeiro-BA), sempre em busca de desenvolver um trabalho de qualidade e juntar isso a sensibilidade dos gestores das unidades e cidades que enxergam a agricultura familiar como fonte segura de fornecimento alimentar”.
A nutricionista da SEDUC, Ana Paula Barros, destacou a aceitação e motivo da escolha do insumo para o cardápio. “A carne de caprino teve uma boa aceitação por parte dos alunos do município e uma das preocupações como nutricionista em colocar esse item no cardápio foi justamente acatar os parâmetros do próprio PNAE, de respeitar os hábitos alimentares regionais”, ressalta.
O contrato assinado em abril deste ano, assegura a entrega de 11.444 quilos de carne distribuídos conforme a necessidade das escolas em 2023 e, é realizada por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Parcerias que tornam viável a recepção e aprendizado dos alunos também cultural e socialmente visto que é fruto do trabalho realizado por agricultores familiares beneficiados em campo.