INOVAÇÃO EM SABORES DE DRINKS E IMPLEMENTAÇÃO DOS ESPETOS DE BODE SÃO DESTAQUES DA CENTRAL DA CAATINGA PARA VILA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO SHOW 2023

Os sabores da Caatinga foram destaques na 10ª edição do Semiárido Show, evento realizado pela Embrapa, em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). A feira foi realizada entre os dias 1º e 04 de agosto, em Petrolina, e contou com a Vila da Economia Solidária, espaço reservado para atrações musicais, alimentos, bebidas e produtos da região.

Com três estandes direcionados à Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (CECAAT), um dos destaques em sabores para consumo no local foi o “Armazém da Caatinga Drinks”, que ofertou ao público a caipirinha de limão com geleia de tamarindo com pimenta de produção do grupo salitre, em Juazeiro, e raspas de rapadura. A segunda opção, foi a caipirosca de morango com a geleira de maracujá da caatinga da gravetero, produzida pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), localizada em Uauá.

Quem passou pelo estande aprovou a inclusão dos produtos de cooperativas e associações presentes da Central da Caatinga, nestes drinks já conhecidos. Foi o caso de Alex Ferreira, que veio da cidade Cansanção, Bahia, e aproveitou para conhecer mais das bebidas. “Eu já degustei diversos outros drinks, mas esse feito com os produtos da agricultura familiar é top de linha, não tem igual. A ideia ficou show de bola”.  Essa é uma ação para fazer com que mais pessoas conheçam os produtos através das bebidas e despertem a curiosidade em levar os itens para o consumo em casa, que poderiam ser adquiridos no estande da loja também localizado na Vila.

Para acompanhar, era possível ir até o estante ao lado, o “Caatingueira”, nome da marca comercial da CECAAT, empreendimento que agrega os produtos da carne de caprino. No espaço, o público teve a oportunidade de experimentar espetos de carne, linguiça e queijo, todos de produção da caprinovinocultura. “Eu provei os produtos no segundo dia da feira, gostei tanto que voltei para almoçar por aqui mesmo. Já tinha gostado do espetinho de carneiro e agora aprovando também as outras opções aqui do estande”, contou Fabiana Dantas, uma das visitantes do evento.

Para Gabriella Novais, coordenadora da equipe técnica da Central da Caatinga, levar esses produtos para consumo em uma feira como o Semiárido Show, é resultado do trabalho desenvolvido pela instituição na cadeia da caprinovinocultura desde a base de produção. “A novidade da marca Caatingueira, com linguiça de boda, espetinho de bode, teve uma aceitação impressionante. As pessoas estão gostando, pedindo para levar para casa e isso nos deixa muito felizes em saber que estamos colocando um alimento de qualidade na mesa do consumidor. Esse feedback da feira é muito gratificante e mostra que estamos no caminho certo e fazendo um trabalho bem feito”.

Além da feira, os produtos da Caatingueira têm ganhado espaço na região por consumidores locais e implementação de cardápios escolares em algumas escolas em Juazeiro. “Lançamos a marca a pouco tempo, temos visto o sucesso na recepção dos produtos e, o objetivo, é incluir na alimentação das pessoas por saber da qualidade, ótimo valor nutritivo e aumento da valorização e fortalecimento da nossa cultura”, comemora Gabriella.

As ações para implementação dos produtos da agricultura familiar em mais espaços é prioridade para a Central, visto que também possibilita a entrada de cooperativas e associações em outros lugares por meio da sua representação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *