De 1º a 04 de agosto, aconteceu, em Petrolina, o Semiárido Show. Uma grande feira de inovação tecnológica voltada para a agricultura familiar do Semiárido Brasileiro, realizado pela Embrapa, em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). Com o tema “Ciência e Tecnologia Promovendo o Desenvolvimento”, o espaço foi também vitrine para vários produtos produzidos por cooperativas e associações da região.
Quem passou pela Vila da Economia Solidária, pôde entrar no estande do Armazém da Caatinga, espaço principal promovido pela Central da Caatinga e, conhecer a variedade e forte representação das cooperativas e grupos produtivos do território Sertão do São Francisco. Com a frase “aqui tem os saberes e sabores da agricultura familiar baiana”, a loja trouxe os doces, compotas, geleias, grãos, cervejas artesanais, frutas in natura e muito mais. Uma oportunidade única de levar a Bahia para a sua mesa, com a certeza de qualidade e diversidade de sabores.
Carla Campos, cliente vinda de Araripina, em Pernambuco, relata o que sentiu ao visitar o armazém. “Esse foi o meu primeiro contato com a loja, eu adorei o espaço principalmente por ser proveniente da agricultura familiar. Os preços ótimos e o principal motivo de me fazer comprar é por contribuir com esse trabalho, além de serem produtos agroecológicos”, destaca.
A ocupação em eventos grandes como a feira, é uma estratégia do Armazém da Caatinga para que a diversidade da loja chegue ao conhecimento dos visitantes, sejam eles pesquisadores, consumidores, estudantes ou produtores. Maria de Lourdes, colaboradora comercial da Central da Caatinga, destaca a importância de parcerias com instituições que tenham o mesmo objetivo de fortalecimento dessas estratégias de disseminação dos produtos. “Através da parceria com o IRPAA, mantendo um planejamento e organização em conjunto, é o que nos permite estar em mais uma edição do Semiárido Show. Para a comercialização desses itens, manter uma vitrine nesses espaços agrega uma valorização muito grande”.
Outro ponto relevante, que chamou atenção do público para a loja, foi a variedade de produtos para consumo na própria Vila, como os Chopes, drinks e alimentos de forma geral que fazem uso das mercadorias. “O fortalecimento dessa boa realização de vendas no evento, foi também pela presença dos chopes de umbu, licuri, os drinks, picolés, sorvetes com frutas da caatinga, os churrasquinhos de bode, do queijo de leite de cabra, tudo isso direcionava o consumidor para a loja por querer levar esses sabores para casa”, acrescenta Maria de Lourdes.
Dentre os produtos mais vendidos da loja, estiveram as cervejas artesanais com frutas da Caatinga.